NOSSA EQUIPE | Thalis Silva de Lemos: o mais jovem funcionário da Simbios Simbios Biotecnologia

NOSSA EQUIPE | Thalis Silva de Lemos: o mais jovem funcionário da Simbios

No mês do aniversário de 30 anos da Simbios Biotecnologia, apresentamos um pouco da história do nosso mais recente contratado e mais jovem funcionário. Aliás, o destaque do mês da seção Nossa Equipe, Thalis Silva de Lemos, é mais novo que a empresa. Técnico júnior de laboratório, ele tem 21 anos. Querido por todos, que se referem ao colega como “um guri tranquilo, gente boa e amoroso”, está sempre disposto a aprender e ajudar.


Os adjetivos se justificam quando compreendemos sua ligação com a família. “Nos tornamos a soma das pessoas com quem convivemos. Sinto exatamente isso, como se carregasse uma parte do meu pai, outra da minha mãe e outra ainda da minha avó”, comenta.


Nascido em Porto Alegre, foi com poucos dias de vida com os pais para Canoas, onde a família reside. Quando tinha cinco anos, seu pai, Marcelo, e a mãe, Celoi, se separaram. Ambos conseguiram fazer com que a mudança não fosse traumática para o filho, encaminhando tudo com muito cuidado. Thalis continuou morando com Marcelo e a avó paterna, Irene, em uma casa no mesmo terreno onde mantinham um mercado. “Eu era muito apegado ao lugar e à minha avó. Minha mãe, que é uma pessoa fantástica, entendeu que seria melhor pra mim continuar lá”, conta.


Quando Thalis tinha 13 anos, Marcelo casou novamente e se mudou para o município de Campo Bom. Celoi vive com o atual marido em Canoas. Thalis mora até hoje com Irene. Ambos cuidam de seu tio-avô, Luis Carlos, mais velho que a irmã. Aliás, o jovem já ajudou a tomar conta da bisavó, Ruth, e da tia-avó, Célia, ambas falecidas.


“Tenho uma relação de muito carinho e respeito com minha família. O fato de tanto meu pai como minha mãe serem boas pessoas sempre me deixou muito seguro. Visito ela e recebo visitas dele”, comenta. Também faz questão de citar como exemplos seus tios paternos, Fernando e Silvana.


Sua vida escolar foi tranquila. Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, estudou na Escola Estadual de Ensino Médio Guarani. Do 6º a 9º, no Colégio Espírito Santo. Optou por tentar o ensino médio no Curso Técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo. Se preparou, fez a seleção, ficou bem colocado e ainda conquistou uma bolsa integral de estudos, iniciando as aulas em 2017. 


Em 2020, com a pandemia, parou os estudos por um ano, retornando em 2021. Ele cita como principal incentivador o professor Lucas Welter, chefe do setor de disciplina escolar e orientador educacional da Liberato Salzano, figura fundamental para o fechamento do ciclo que, em seguida, daria rumo à sua carreira profissional.


No quinto ano letivo, de estágio obrigatório, chegou a ligar para mais de 50 lugares. Até que se inscreveu em um programa de inserção de jovens talentos nas organizações. Através dele, em fevereiro de 2022, foi chamado para uma seleção na Simbios. Uma semana depois, foi chamado para ser aprendiz na Produção. Bastante dedicado, chegou a superar a quantidade de horas para ser considerado aprovado no ensino técnico. Em março deste ano, foi efetivado. Mesmo ainda iniciando seus passos profissionais, tenta passar adiante o que aprendeu para a nova estagiária, Helen Azeredo.


Ele elogia a cultura organizacional da empresa: “A Simbios tem sido muito generosa conosco. Os gestores e coordenadores mantêm o ambiente de trabalho interessante. Eles nos trazem segurança para trabalhar”. 


Em breve, Thalis entra em uma nova e importante fase. Conquistou uma vaga em Química Industrial na UFRGS. As aulas iniciam em outubro. E ele está ansioso e feliz por esse momento.


Assessoria de Comunicação

Anahi Fros | Jornalista