Flávia: convertendo o discurso em prática Simbios Biotecnologia

Flávia: convertendo o discurso em prática

Ela é detalhista, resiliente e determinada. Química industrial graduada pela Ulbra e especialista em Engenharia de Produção, Flávia Bitencourt de Carvalho, nossa coordenadora técnica, é natural de Porto Alegre (RS). Mas, desde os 13 anos, mora em Canoas, cidade que adotou como sua.


Através da observação e exemplo, herdou da mãe, Maria Teresinha, assistente social, os valores e olhar altruísta sobre a condição de outros indivíduos na sociedade. “A discriminação me incomoda. Pessoas são diferentes em escolhas e realidades e devem ser respeitadas, independentemente de suas condições”, defende.


Convertendo o discurso em prática, a premissa acaba por facilitar sua convivência com os mais diferentes perfis com os quais interage no ambiente de trabalho, desde gestores a funcionários, passando por clientes e fornecedores. Ela adapta a linguagem de acordo com o público com o qual está se comunicando, sempre focada em facilitar o diálogo e diminuir ao máximo possíveis ruídos.


“Não adianta eu dar explicações extremamente técnicas, por exemplo, sobre o que é PCR, para quem está começando na área. Tento falar de uma forma mais compreensível”, exemplifica.


Flávia é do tipo “ponta firme”, com quem sempre se pode contar. Na Simbios Biotecnologia, ela é a responsável pelo Setor de Processo de Análises e também pela Produção, tendo as equipes sob sua responsabilidade. Ela monitora se todas as operações estão ocorrendo dentro da conformidade e prazos esperados. E faz o meio de campo com o cliente em caso de dúvidas ou ajustes. Também participa da tradução e elaboração de rotinas de documentação de novos kits, além de fazer as compras de insumos de uso direto do laboratório. Portanto, vive em constante diálogo com todos os setores internos.


“Gosto muito do que faço! Tenho uma gratidão imensa por estar aqui e pela oportunidade de ver a ciência acontecendo, e de saber de tudo que ainda posso vir a conhecer. Acho que isso é o que mais me motiva e movimenta. Estou há 15 anos na empresa, entre estágio e efetivação, e nunca parei de aprender. E acredito que nunca vou parar, por sermos uma empresa de inovação, sempre em adaptação e criação de novos arranjos”, avalia.


Sobre os diretores da Simbios, ela destaca, com admiração: “Sempre digo a quem está começando com a gente... Sabe aqueles professores e cientistas que a gente vê no técnico, com conhecimento profundo das coisas? Pois é, os proprietários desta empresa são como eles”.


Fora da Simbios, gosta de manter contato com seus três meio-irmãos, Júlia (que mora fora do país), Pedro e Antônia, e com o pai, Antônio, além de passear, conhecer novos lugares e estar com os amigos. Mas, destaca, foge de agitação. Boa ouvinte e observadora, gosta mesmo é de escutar o que as pessoas têm a dizer, conhecer assim diferentes vivências.


Assessoria de Comunicação

Anahi Fros | Jornalista