Exatidão e precisão do laboratório Simbios Biotecnologia

Exatidão e precisão do laboratório

Em um laboratório que executa a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), a acurácia é fundamental para assegurar confiabilidade e qualidade dos resultados. Ela envolve dois componentes: exatidão e precisão, relacionados à combinação de erros sistemáticos e aleatórios (1).


Exatidão: define quão próximo o resultado medido está do valor real. 

Precisão: indica a reprodutibilidade, ou seja, quão próximos os resultados de diferentes medições do mesmo alvo são uns dos outros. 


Os critérios de aceitação de exatidão e precisão definem os limites aceitáveis para os resultados laboratoriais na validação do método e devem ser determinados como parte do controle e monitoramento na rotina laboratorial. 

Na validação, esses limites são estabelecidos por normativas, diretrizes ou especificações técnicas, podendo variar de acordo com o contexto da análise, já que a terminologia, metodologia e critérios de aceitação ainda não estão completamente harmonizados. Por exemplo, a Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, define que a precisão não deve exceder 25% de variação em toda a faixa dinâmica do ensaio (2). Já o Ministério da Agricultura e Pecuária, do Brasil (MAPA) utiliza um termo homólogo, reprodutibilidade, para tratar da precisão, indicando que o método é adequado quando não supera 30% na validação (3). Estes valores refletem a variabilidade inerente dos sistemas biológicos, sendo mais elevados em concentrações mais baixas do alvo devido a efeitos do processo pré-analítico e da qPCR.

Diversos fatores podem influenciar a precisão da qPCR e podem ser alvos de melhoria, tais como:

  • :: Calibração e manutenção de equipamentos;
  • :: Técnica de pipetagem;
  • :: Tratamento e análise de dados corretos, incluindo ajuste no baseline e threshold;
  • :: Qualidade dos reagentes. 

A Simbios desenvolve, fabrica e comercializa os reagentes e kits NewGene, que estão há mais de duas décadas no mercado, utilizados em larga escala - e que representam a melhor solução para diagnóstico molecular.

São mais de 30 anos de experiência no diagnóstico com a PCR, com um time altamente qualificado e pronto para fornecer o suporte necessário ao seu laboratório.