Pioneiros em análise molecular para a indústria de carnes Simbios Biotecnologia

Pioneiros em análise molecular para a indústria de carnes

A Simbios Biotecnologia foi fundada em um período socioeconômico delicado no país. Em 1993, os desafios não eram poucos. A inflação registrava um recorde histórico de 2.567,46%. Foi também o ano do plebiscito que demandava escolher entre monarquia ou república e parlamentarismo ou presidencialismo.


Foi esse contexto histórico que três estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) decidiram enfrentar, unindo conhecimentos para criar métodos de análise mais eficientes no diagnóstico de patologias humanas e em animais.


Recém formados, o biólogo André Salvador Kazantzi Fonseca e os engenheiros agrônomos Vagner Ricardo Lunge e Nilo Ikuta atenderam à provocação do então diretor do Centro de Biotecnologia, Homero Dewes, que, na época, já visualizava os processos embrionários de incubação empresarial. André é Vagner cursavam mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (PPGMAA/UFRGS) e Nilo doutorado no Departamento de Genética e Biologia Molecular (PPGBM/UFRGS)


Até então bolsistas, eles firmaram, em 16 de julho daquele ano, o contrato que deu início à Simbios Biotecnologia, iniciando de forma pioneira no país o diagnóstico molecular por meio da realização de análises laboratoriais de DNA e RNA de agentes infecciosos, unindo a pesquisa científica à prática da análise laboratorial.


A UFRGS foi o berço da iniciativa até 1999. Quando buscavam por uma sede, foram convidados pelo professor Edmundo Kanan Marques a se instalarem na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) como iniciativa conveniada, onde ficaram até 2010. Vagner e Nilo se tornaram pesquisadores-docentes. Hoje, a Simbios tem sede própria em Cachoeirinha (RS), com estrutura e tecnologia de ponta e uma equipe capacitada e multidisciplinar.


Próxima de completar 30 anos, tornou-se referência no controle sanitário, integrando um cluster de produção essencial no Brasil, o de proteína animal, oferecendo métodos de análise extremamente seguros, baseados na pesquisa genética. Os testes são essenciais à manutenção da qualidade dos mercados consumidores, principalmente os que exigem maior rigor, especificidade e sensibilidade.


MISSÃO

Prover serviços e produtos que representem soluções biotecnológicas inovadoras ao diagnóstico laboratorial em saúde animal, ao controle de qualidade agroindustrial e às demais aplicações agroindustriais baseadas no diagnóstico molecular.


VISÃO

Consolidar-se como referência nacional em serviços e produtos de diagnóstico molecular baseando-se na inovação, expertise, qualidade, excelência técnica e de atendimento, estendendo seus negócios ao mercado internacional.


Assessoria de Comunicação

Anahi Fros | Jornalista