A qPCR no controle de qualidade de contaminação por Mycoplasma Simbios Biotecnologia

A qPCR no controle de qualidade de contaminação por Mycoplasma

A contaminação biológica é uma das grandes dores de cabeça de quem atua com cultura celular e na fabricação de produtos biológicos. Em um vasto universo de bactérias que podem causar problemas, uma em especial gera preocupação extra por ser muito difícil de ser detectada e se espalhar com facilidade: Mycoplasma spp.


Para evitar as consequências dispendiosas de sua contaminação e garantir práticas de fabricação e resultados científicos confiáveis, é fundamental implementar um sistema de gestão da qualidade cuja rotina inclua ensaios regulares de controle de micoplasma, gerando maior proteção e reduzindo riscos. 


Uma abordagem eficaz para a detecção é utilizar kits baseados em qPCR, tendo como vantagens a rapidez, simplicidade e acurácia, não requerendo o cultivo, equipamento especial ou extenso treinamento da equipe. 


Recentemente, a Simbios Biotecnologia passou a disponibilizar o kit NewGene MYAmp, que tem como principais características sua excelente sensibilidade (10,6 cópias/reação, com 95% de probabilidade em um intervalo de confiança de 95%) e acurácia na detecção de espécies da classe Mollicutes, incluindo espécies do gênero Mycoplasma


O kit pode ser utilizado como um único sistema de teste em vários estágios do processo. Além disso, como um sistema de alerta precoce, seus rápidos resultados, via método qPCR, ajudam a reduzir ao mínimo o impacto de possíveis contaminações. Entre em contato para mais informações deste produto.


A SABER


Micoplasmas (da classe Mollicutes, que incluem os gêneros Mycoplasma, Spiroplasma e Acholeplasma) são um grupo amplamente diversificado de mais de 250 espécies. Eles são contaminantes frequentemente encontrados em meios biológicos devido a suas características, como ampla distribuição na natureza, crescimento pouco perceptível e tamanho reduzido (o que permite passar por filtros de 0,2 µm).