PRODUÇÃO CIENTÍFICA | Parvovirose em cães e animais silvestres Simbios Biotecnologia

PRODUÇÃO CIENTÍFICA | Parvovirose em cães e animais silvestres

O parvovírus canino (CPV-2, canine parvovirus 2) é altamente contagioso e infecta principalmente cães. Animais contaminados geralmente apresentam sinais de gastroenterite, o que pode levar a óbito. A disseminação ocorre por contato direto ou indireto  (predominantemente pelas fezes). Outros animais domésticos e silvestres também podem se infectar pelo CPV-2, desenvolvendo quadros clínicos e disseminando ainda mais esse vírus.


A vacinação pode prevenir a infecção pelo CPV-2, reduzindo a incidência da parvovirose nos animais domésticos. Existem diversas vacinas comerciais e protocolos bem estabelecidos de imunização. Porém, estudos têm questionado a eficácia dos protocolos, já que muitos animais vacinados têm desenvolvido a doença. 


Estudos científicos com a participação de pesquisadores da Simbios Biotecnologia têm buscado esclarecer a disseminação de CPV-2 e estudar a eficácia dos protocolos vacinais. Algumas linhagens de CPV-2 com maior circulação em cães (“variantes de preocupação”) foram descritas no artigo científico publicado na revista Infection, Genetics & Evolution (acesse em doi: 10.1016/j.meegid.2022.105225). O desempenho das vacinas foi motivo de estudo posterior publicado na revista Biologicals (acesse em doi: 10.1016/j.biologicals.2023.101676).


A Simbios Biotecnologia oferece serviços de análises de biologia molecular para detecção e quantificação molecular de CPV-2, o que proporciona o monitoramento da saúde de animais domésticos – veja outras aplicações no nosso site –, além de reagentes e kits NewGene para extração de ácidos nucleicos e Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (qPCR) para o diagnóstico prático e acurado no seu laboratório de análises.


Soluções com embasamento científico robusto, associado à vasta experiência e excelência técnica, com garantia de qualidade certificada pela ISO 9001:2015