Pioneirismo na análise molecular no setor produtivo Simbios Biotecnologia

Pioneirismo na análise molecular no setor produtivo

Você conhece nossa história? Para começo de conversa, vale contextualizar o período socioeconômico que o país vivia quando iniciamos a Simbios. Em 1993, ano da nossa fundação, os desafios não eram poucos. A inflação registrou recorde histórico de 2.567,46%. E quem aí lembra do plebiscito que demandava escolher entre monarquia ou república e parlamentarismo ou presidencialismo?


Foi nesse cenário que três estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) decidiram enfrentar as dificuldades e unir conhecimentos para criar métodos de análise mais eficientes no diagnóstico de patologias humanas e em animais.


Recém formados e cursando mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, o biólogo André Salvador Kazantzi Fonseca e os engenheiros agrônomos Nilo Ikuta e Vagner Ricardo Lunge atenderam à provocação do então diretor do Centro de Biotecnologia, Homero Dewes, que, na época, já visualizava os processos embrionários de incubação empresarial.


Até então bolsistas, eles firmaram, em 16 de julho daquele ano, o contrato que deu início à Simbios Biotecnologia, iniciando de forma pioneira no país o diagnóstico molecular por meio da realização de análises laboratoriais de DNA e RNA de agentes infecciosos, unindo a pesquisa científica à prática da análise laboratorial.


A UFRGS foi o berço da iniciativa até 1999 (primeira equipe de trabalho na segunda foto). Quando buscavam por uma sede, foram convidados pelo professor Edmundo Kanan Marques a se instalarem na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) como iniciativa conveniada, onde ficaram até 2010 (terceira imagem). Vagner e Nilo se tornaram pesquisadores-docentes. Hoje, a Simbios tem sede própria em Cachoeirinha (RS), com estrutura e tecnologia de ponta e uma equipe capacitada e multidisciplinar.


Próxima de completar 30 anos, tornou-se referência no controle sanitário, integrando um cluster de produção essencial no Brasil, o de proteína animal, oferecendo métodos de análise extremamente seguros, baseados na pesquisa genética. Os testes são essenciais à manutenção da qualidade dos mercados consumidores, principalmente os que exigem maior rigor, especificidade e sensibilidade.


Saiba mais sobre nossa atuação. Explore simbios.com.br


Assessoria de Comunicação

Anahi Fros | Jornalista